Apresentação


A Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI é mantida pela Sociedade Educacional Caxiense S/C Ltda. – SOEDUCA, fundada no dia 18 de julho de 2000, conforme Ata de Criação registrada no Cartório do 1º Ofício – Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Caxias – Maranhão, como instituição educacional privada, organizada sob a forma de Sociedade Civil, tendo como objetivo principal ofertar cursos superiores, tendo a participação no processo de qualificação dos professores de nossa região.


A Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI, foi criada por seus idealizadores com o objetivo de atender às demandas educacionais de nível superior nas áreas de graduação e pós-graduação.

 

A MISSÃO
Formar profissionais em uma concepção holística, atendendo à demanda do mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico, social e cultural de Caxias e região.

 

VISÃO
Consolidar-se como centro educacional de excelência, na formação de profissionais competentes, reconhecido em âmbito regional e nacional, através do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

OBJETIVOS E METAS DA INSTITUIÇÃO
As metas e objetivos são marcos referenciais que serão alcançados no prazo máximo de cinco anos, e, servirão de suporte para a elaboração de estratégias que melhor se adequam, para que os esforços institucionais sejam canalizados na perspectiva gerencial-operacional das instituições.
Para o cumprimento dessas finalidades, são estabelecidas as metas e estratégias relacionadas a cada um dos objetivos institucionais para 2010 – 2014, conforme a seguir:

 

  1. Ampliar a oferta dos cursos buscando a otimização do ensino, pesquisa e extensão da graduação e Pós-Graduação;
  2. Fortalecer e ampliar a produção científica;
  3. Ampliar a oferta dos cursos atendendo às demandas da região;
  4. Possibilitar o processo de inclusão social;
  5. Contribuir com os processos de construção das culturas local, regional e nacional;
  6. Aperfeiçoar a gestão institucional.

 

Assim, numa visão sistêmica, participativa e colaborativa, os planos de ação de cada setor da FAI, devem enfatizar seus pontos fortes, revendo os seus pontos fracos, tornando-se agente catalisador do alcance das metas e objetivos propostos.

 

Pelas características específicas da FAI, enquanto instituição educacional que trabalha tendo como escopo contribuir no processo de humanização dos sujeitos, faz-se necessário o estabelecimento de valores que possam contribuir na edificação do ser e fazer-se cidadãos e cidadãs.

 

Para tanto, a instituição estabelece como valores:

 

  • Respeito à cidadania: Garantir a todos, através dos espaços democráticos, que possibilitam a construção da igualdade, a compreensão das diferenças, dos direitos, dos deveres e fortalecimento da habilidade de viver junto.
  • Qualidade: O ensino ministrado e a vivência no cotidiano da IES deve possibilitar a construção do perfil de um profissional competente pelo nível dos serviços prestados e a busca constante da excelência.
  • Humanismo: Como essência precípua da formação dos cidadãos na construção dos ideais de solidariedade humana.
  • Democracia: A participação coletiva e crítica dos segmentos que compõe a IES é um suporte indispensável na tomada de decisões.